Receba nossa newsletter:

Notícias

10/06/2015

Saiba como gerenciar suas dívidas

O endividamento é sim um problema, mas que pode ser resolvido. Basta a reorganização das finanças.
Dívidas. A estratégia de tentar esquecê-las não vai levá-lo a lugar algum, mas um pouco de planejamento pode sim ajudá-lo a recuperar a sua saúde financeira. Por mais que o assunto “dívidas” o desanime, é hora de arregaçar as mangas e tentar resolver o problema. Que tal começar?
Admitir o problema é o primeiro passo
Você já sabe que tem problemas financeiros e não sabe por onde começar? Não tenha medo de analisar e tentar buscar soluções para sua realidade financeira. Pior do que ter um problema com dinheiro é viver na ignorância, deixando de assumir as dificuldades e de buscar ajuda, enquanto a questão pode ser contornada facilmente. Qualquer problema pode ser resolvido. Basta tempo, estratégia e disposição.
Identifique quais são os problemas e tente buscar soluções. Muitas vezes a saída do labirinto pode estar muito mais próxima do que você imagina, mas somente a encontrará quando adotar uma estratégia bem planejada.
Mude seus hábitos de consumo
Diante de uma crise financeira, é bastante natural a opção por cortar radicalmente os gastos. No entanto, é preciso colocar na balança suas prioridades, e o que realmente pode ser tirado de seu orçamento.
A intenção é que a família se envolva neste objetivo e procure encontrar, unida, uma nova versão da lista de despesas. dessa forma, cada um abre mão de alguns pequenos gastos que farão uma grande diferença no resultado final. Experimente!
Busque alternativas para aumentar a receita
Como todo orçamento se inicia pela receita, é importante que, nos momentos de crise, você busque alternativas para aumentar sua renda para acelerar o processo de recuperação financeira.
Procure negociar um aumento de salário na empresa (caso perceba que há espaço para isso) ou então busque um trabalho extra que possa lhe render um dinheiro a mais no fim do mês. Com criatividade e boa vontade, outros integrantes da família podem fazer o mesmo e dar aquela força no orçamento!
Busque a renegociação
A maioria dos endividados está nesta situação por um motivo justificável: perdeu o emprego, foi surpreendido por uma emergência ou, simplesmente, não soube se planejar. Entre em contato com a instituição e informe o seu problema: tente evitar que sua dívida continue crescendo. feito isto, peça um extrato detalhando exatamente qual é o seu saldo devedor, juros e multa por atraso.
Defina uma quantia mensal da qual pode dispor e procure negociar uma forma de alongar o prazo de pagamento da dívida, ou até mesmo reduzir os juros cobrados com ajuda de empresas especializadas, como a Economiza, de maneira que o valor mensal a ser pago não ultrapasse o que você pode arcar.
 

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929