Receba nossa newsletter:

Notícias

15/08/2021

Quantas parcelas de um imóvel posso atrasar?

Entenda quanto tempo é possível atrasar o pagamento de um financiamento e possíveis consequências
Mesmo que antes de realizar o financiamento de um imóvel ou de um automóvel elaboremos um planejamento financeiro, imprevistos podem acontecer a qualquer momento, o que pode acabar dificultando o pagamento das prestações do financiamento. Nesse sentido, uma das dúvidas mais comuns é quantas parcelas é possível atrasar antes de perder o bem.
Quantas parcelas de um imóvel posso atrasar?
Apesar de ser algo inesperado, que é o temor de muitos consumidores, atrasar o pagamento das parcelas do financiamento de um imóvel pode trazer consequências como ter o nome cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito como o SPC e o Serasa e em casos mais graves é possível perder a tão sonhada casa própria.
Conforme a legislação brasileira, após acumular três parcelas em atraso no financiamento imobiliário a instituição financeira poderá tomar a sua casa. Mas tenha calma, essa situação não ocorre com frequência.
Além disso, em caso de perda de emprego, falecimento ou ainda em casos de doença o consumidor poderá solicitar o Fundo Garantidor de Habitação Social (FGHAB) que assegura o pagamento da dívida. Mas lembre-se que o seguro precisa ser solicitado já no primeiro mês.
Caso não seja possível solicitar o FGHAB e as parcelas em atraso comecem a aumentar, o primeiro passo é recorrer à instituição financeira o mais rápido, para ser possível renegociar o débito, afinal, é importante mostrar que mesmo em condições desfavoráveis, você está buscando honrar com seus compromissos.

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929