Receba nossa newsletter:

Notícias

03/07/2023

Quantas parcelas de um automóvel posso atrasar?

Entenda o que ocorre em caso de atraso de parcelas do seu financiamento de veículo
 
Quando um veículo está financiado, o mesmo é de propriedade da financeira que ofereceu o financiamento, enquanto o consumidor tem a chamada “posse direta”.
Assim, o próprio bem é utilizado como garantia em caso de descumprimento no pagamento das parcelas. Resumindo, enquanto o veículo não for quitado, pode ser apreendido e voltar para as mãos da financeira.
 
No caso de um automóvel, não existe uma quantidade de parcelas específica que podem ser atrasadas para ocasionar a busca e apreensão do veículo.
A situação ocorre, pois, conforme a legislação, a instituição financeira pode dar entrada na ação no dia seguinte à data de vencimento da primeira parcela em atraso, mas tenha calma, a busca e apreensão não costuma ser praticada já na primeira parcela atrasada.
 
Normalmente, o mais comum é que ocorra um período de três meses de atraso até que o banco tenta algumas negociações amigáveis para a quitação do débito em atraso. No entanto, caso não seja possível fazer um acordo, a ação entrará em vigor rapidamente para que o veículo seja apreendido.
 

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929