Receba nossa newsletter:

Notícias

18/04/2016

Dicas sobre gastos para quem mora sozinho

3 atitudes para manter a saúde financeira em dia quando todas as despesas da casa são suas.
Quem mora sozinho há pouco tempo experimenta uma maravilhosa sensação de liberdade e independência, além de uma certa dose de empolgação!
Mas, quando damos espaço demais para essa euforia e nos descontrolamos com as contas, o problema aparece. E acredite, isso é muito normal! Afinal, você nunca arcou com todas as despesas da casa e muito provavelmente, não tem grande experiência com finanças. Mas calma, o começo pode mesmo ser mais difícil e pesar no bolso, com o tempo tudo melhora.
Veja algumas dicas de como segurar seu dinheiro e ser mais ponderado com essa nova realidade:
1. Economize com custos variáveis
Você levará um tempo para ajustar seu bolso com suas despesas fixas. Sem contar, que o ideal seria ter uma reserva de emergência, no caso de surgir algum imprevisto – e acredite, eles surgem!
Uma dica infalível é economizar com os custos variáveis. Por exemplo: por que pagar uma faxineira se você pode separar algumas horas do seu fim de semana e cuidar da organização e limpeza da casa, você mesmo? Contar com o serviço de uma faxineira é ótimo, mas pesa no bolso. Faça as contas. Adote alguns hábitos para manter a casa limpa por mais tempo. Você sentirá a diferença no bolso!
2. Monte sua casa aos poucos
Quem sonha com independência, sonha em ter um “cantinho do seu jeito"... Mas cuidado! Nem todo mundo tem condições de deixar tudo como quer, logo no início. Com planejamento e paciência, você chega lá!
Priorize as necessidades básicas: cama, fogão, geladeira, armário de roupas, micro-ondas. Pense nos utensílios que você realmente precisa para o dia a dia. Decoração, móveis maiores e melhores, podem vir à medida que sua situação financeira estiver mais aliviada. Lembre-se: é apenas o início. Tenha paciência.
3. Reduza os gastos com alimentação
Tem a vida muito agitada e come mais na rua do que em casa? É hora de mudar esses hábitos. Quando for montar sua lista de supermercado, monte previamente um cardápio para a semana e faça sanduíches frios para levar ao trabalho, assim você economiza com o lanche. Se puder, faça o mesmo com o seu almoço.
A sugestão dos sanduíches é uma boa porque eles são fáceis de fazer e você pode monta-los de forma que fique bem nutritivos. Assim você se alimenta bem e gasta pouco! Frutas e biscoitos também são ótimos para entrar na lista de compras.
Com ponderação você aos poucos vai ajustando seus novos gastos com o tanto que ganha por mês.

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929