Receba nossa newsletter:

Notícias

12/02/2015

Dicas para economizar combustível

Da maneira de dirigir às manutenções regulares, saiba o que pode aliviar o seu bolso
Economize! Com o aumento no preço da gasolina, dirigir de maneira correta, moderar o uso do veículo, ter a manutenção em dia e tomar cuidado na escolha do combustível são soluções para que o reajuste não pese tanto no seu bolso.
Para ajudar a poupar dinheiro e reduzir as paradas no posto, confira 10 dicas de economia:
1- Calibre os pneus a cada duas semanas, conforme manual do proprietário, para reduzir o consumo de combustível.
Pneus podem ser responsáveis por até 20% do consumo de gasolina, e se estiverem murchos, gastarão ainda mais.
2- Descarregue! O excesso de peso no interior do veículo aumenta o consumo de combustível. A lógica é simples: quando mais pesado o carro, maior necessidade de aceleração para se movimentar.
Faça uma revisão dos objetos deixados no porta-malas, respeite o limite de passageiros e observe no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras.
3- Use a marcha adequada a cada velocidade e manuseie o câmbio de forma suave, sem “espichar” até o fim. Se andar a 30km/h na quinta marcha ou a 80km/h na segunda, por exemplo, gastará combustível desnecessariamente, porque exigirá desempenho maior do veículo.
4- Aceleradas bruscas e desnecessárias gastam combustível à toa, assim como manter o carro ligado para aquecer antes de sair da garagem. Nos modelos com injeção, o sistema aquece automaticamente. Para carros 0km a recomendação é deixar o veículo ligado na primeira partida por alguns minutos nos primeiros mil quilômetros. Nos demais, basta ligar e sair rodando.
5- Usar gasolina aditivada, em primeiro momento, não influencia no consumo do carro. Mas em médio prazo, seu motor estará mais limpo e preservado, o que melhorará o desempenho e economizará combustível.
6- Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, especialmente em velocidades maiores. Quem anda somente pela cidade não sente tanto essa diferença, mas para condutores que dirigem por rodovias, o aumento do consumo é perceptível.
7- Não é novidade que o ar condicionado aumenta, em média, 20% o consumo de combustível. Por isso, em dias de temperaturas amenas, deixe-o desligado.
8- Mesmo se o preço do combustível for atrativo, evite abastecer em postos pouco confiáveis. Isso porque muitos deles vendem gasolina “batizada”, com alterações na composição (querosene, etanol com água...) que interferem diretamente no desempenho do veículo. Ou seja: o barato sairá mais caro.
Solução: abastecer em postos com o selo da ANP e dar preferência a redes conhecidas.
9- Seu comportamento como condutor é fundamental para a economia do combustível. Ao se aproximar de semáforos fechados, reduza a velocidade aos poucos para não parar bruscamente e retomar a velocidade de forma suave. O mesmo vale para saídas de ruas: aquela "cantada de pneus" aumenta o consumo de gasolina.
Respeitar os limites de velocidade também contribui para a segurança e economia. Para ter uma ideia, o veículo consome quase 20% a mais quando está a 100km/h do que quando está a 80 km/h, especialmente com motores 1.0.
10- Faça a revisão do seu veículo regularmente. Troque velas e filtros de ar e combustível conforme orientações, não ignore a validade dos pneus e faça geometria e balanceamento para que as rodas girem normalmente. Automóvel alinhado e bem conservado economiza combustível.
Você pode conferir outras dicas sobre economia, finanças pessoais, direitos do consumidor e legislação curtindo a página da Economiza no Facebook.

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929