Receba nossa newsletter:

Notícias

21/08/2017

Como organizar suas finanças com apenas 30 minutos por semana

Sim, é isso mesmo que você leu. Você pode se organizar sem precisar dedicar mais do que 30 minutos da sua semana. Isso pode parecer bom demais para ser verdade. Mas, quem já está organizado, sabe que isso é uma realidade. É o poder do hábito em ação.
E falando em hábito, quero chamar sua atenção para a seguinte situação.
Infelizmente muitos de nós têm o hábito de postergar várias atividades que precisam fazer. Exercícios físicos, limpeza da geladeira, trocar uma lâmpada queimada, cuidar das finanças, etc. E uma das razões que nos fazem postergar é superestimar o tempo e o trabalho que vai dar. Tenho certeza que você já passou por isso. É nossa mente tentando nos manter na zona de conforto.
Lembra daquela vez que precisava arrumar o guarda-roupa, o armário da cozinha, ou a geladeira? Antes de começar, parecia uma tarefa interminável. E você não queria fazer porque iria tomar o dia inteiro. Mas quando finalmente começou, descobriu que nem iria demorar tanto tempo assim. Era só a impressão de quem não estava habituado com a tarefa.
E isso acontece com as nossas finanças. Principalmente quando estamos numa situação aparentemente fora de controle.
Mas superar a “postergação” é mais fácil do que parece. Primeiro:
Comece pelo simples
E por simples quero dizer, adote um pequeno caderno. Um que caiba no bolso ou na bolsa. E, durante 30 dias, anote tudo o que gasta. Mas tudo mesmo, passando do café à mensalidade da escola. Inclua todas as parcelas que paga no cartão de crédito, carnês, boletos, contas, tudo mesmo.
E, importante! Adote de forma que consiga identificar claramente a data do gasto, valor, forma de pagamento e natureza, ou categoria, do gasto. Você pode anotar de forma cronológica (por data) ou separar uma folha para cada tipo de despesa.
Faça aquilo que fizer sentido para você. Mas anote TUDO MESMO, de preferência no momento que gastar. Caso não possa, pegue o cupom ou a nota e deixe dentro do caderno para anotar depois (mas não faça disso um hábito, ok? Você vai se irritar com a quantidade de papel. Vai por mim…)
Mantenha simples
Você gosta de planilhas? Maravilha! Você não gosta de planilhas? Tudo bem!
Se você gosta de planilhas, após uma semana de anotações, crie um arquivo para tabulação com todas as informações que foram registradas no caderno. Abra uma tabela simples, com uma coluna para as categorias e outra para os valores. Coloque as categorias que apareceram até agora e some os valores para cada uma. Acrescente mais duas colunas, que serão usadas ao final do período.
 Já para quem não gosta muito de planilhas, use um caderno. Crie uma coluna para as categorias e mais sete ou oito colunas. Quatro ou cinco serão para fazer subtotal de cada semana, uma para o total do período e as últimas para o passo final.
Lembre-se: atualize a planilha ou o caderno apenas uma vez por semana. Mas não caia na tentação de fazer só no final do período, combinado?
Avalie, ajuste e controle
Após o período de 30 dias você já será capaz de ter clareza em relação à sua situação, sabendo realmente quanto está gastando. E agora poderá avaliar quais são as categorias que mais pesam no orçamento, ou aquelas que você nunca achou que pesassem tanto (lembra do café?).
Use as últimas colunas para estabelecer uma nova meta de gastos mensais e semanais. Isso é muito importante, ok? O mensal é para acompanhamento, e o semanal é para realmente conseguir cumprir o orçamento.
A explicação é simples: metas fora da agenda não se realizam. Ou seja, gastos que você não acompanha fogem ao controle. Por isso, a prática de estabelecer uma semanada para os gastos variáveis vai te ajudar a respeitar o orçamento sem se sentir privado. Afinal, nova semana, nova grana.
Gostou dessas dicas? Que tal começar a praticar?

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929